Quando eu comecei a povoar a seção de quadrinhos do nosso site, minha intenção era a de apenas abastecer a página com HQs de forma que nossos leitores estivessem sempre agraciados com novidades.
Com o passar do tempo, decidi separar as desventuras de Val por edições, numa sequenciação de números.
Fiz o mesmo com Terror e também Major Brasil.
Depois, com a antologia, Fragmentos também ganhando sequências, ficou a sensação que poderíamos fazer o mesmo com os demais títulos.
E talvez o mais coeso, com tramas que refletem as anteriores, havia ficado de fora dessas numerações: Frank & Walter.
Assim, decidi ajustar isso.
Frank & Walter foram criados no início dos anos 1990, por Anderson Cossa e por este que vos escreve; menos de uma década depois, eis que It's My Life fora concebida - aliás, essa não foi a primeira edição dos personagens a ser produzida: no ato de sua criação, os personagens foram contemplados com duas edições, desenhadas e arte-finalizadas em caneta Bic azul [!]. Em 1994, outra tentativa, dessa vez, totalmente desenhada num formato americano, com uma primeira edição pronta. E o que aconteceu a essa? Emprestei a edição para um amigo ler e ele nunca mais devolveu.
Assim, It's My Life acabou se oficializando como a estreia dos personagens nos quadrinhos.
A intenção seria enviar as páginas para a revista HQ, da Editora Escala, e prospectar uma participação em seu interior. Infelizmente, enquanto as páginas viajavam, via Correios, rumo à Editora, a mesma oficializava o cancelamento da revista, deixando-nos órfãos.
Dois anos depois, numa outra antologia, chamada Front, resgatamos os personagens para uma nova saga: dessa vez, eles discutiriam situações cotidianas enquanto sofriam num congestionamento.
No Congestionamento traz Walter e Frank numa situação totalmente diferente, sem invasões alienígenas, sem lutas ou destruição.
Em 2006, Frank firmou uma parceria impensável com o Suicida, personagem criado por Gerson Witte - cuja HQ foi lançada em Ogiva #1.
Quatro anos depois, Frank & Walter retornam numa espécie de "vingança dos aliens" quando eles tentam levá-los ao espaço para que a dupla seja julgada num tribunal cósmico por supostos crimes intergaláticos. O artista da edição é Joseph Paiva.
E, em 2013, os amigos de longa data retornam numa minissérie, chamada Ascensão para a Divindade.
Há referências das situações anteriores em cada história, o que seria mais coeso então numerar as tramas e lançá-las como edições continuadas. E assim está feito em nossa página.
Há também um adendo para Val, cujo oneshot "Val/Argenta" se tornou "Val #16", o que faz muito mais sentido para a sequência de histórias.
O que você está achando?
Muito obrigado pela visita.
Vagner Francisco
Comments