VINGADORES | COMO A CHEGADA DE HÉRCULES AO MCU ABRE CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INUSITADA
- Vagner Francisco
- 3 de set. de 2022
- 4 min de leitura

Você sabe que Hércules entrou no MCU com a cena pós-créditos em Thor: Amor & Trovão.
No entanto, essa estreia abre caminho para muitas batalhas, sagas e - por que não? - novos filmes solo.
Hércules é tão membro dos Vingadores quanto Thor, nos quadrinhos e nessa mídia, eles frequentemente se revezavam como os pesos pesados da equipe.
O mais curioso é uma formação, digamos, inusitada, que fez sucesso na época, e hoje talvez seja vista com desconfiança - eram os anos 90, época das jaquetas e bolsinhas; ascensão dos personagens violentos e soturnos; auge de Motoqueiro Fantasma, Cable, Wolverine e até mesmo Dentes de Sabre.
Bob Harras, editor por muitos anos das revistas X [X-Men, X-Factor, X-Force, Excalibur e por aí vai] e depois editor-chefe da Marvel, entusiasta dos então jovens talentos, Robert Liefeld, Jim Lee, Whilce Portacio, Marc Silvestri, em detrimento dos outrora grandes nomes da editora, como John Byrne.
Por exemplo, segundo o livro Marvel Comics - A História Secreta, após a saída de Chris Claremont dos roteiros de X-Men, Whilce Portacio e Jim Lee assumiram os enredos, mas precisavam de alguém para criar os diálogos. Lee chamou Byrne, que topou na hora! O problema--- as páginas chegavam para ele botar os balões à noite, com a gráfica já esperando para rodar no dia seguinte.
Cansado da situação, Byrne ligou para Harras e pediu providências: "Você precisa dar um jeito nisso." teria dito o artista canadense.
"Daremos um jeito, pode deixar", teria respondido, Harras, passando a missão para Fabian Nicieza e depois, Scott Lobdell, deixando Byrne a ver navios.

Voltando aos Vingadores, Harras trouxe uma saga no melhor estilo X-Men para os Maiores Herois da Terra. Inclusive, botando jaquetas que combinavam e bolsinhas - e transformando o Cavaleiro Negro numa espécie de Luke Skywalker, vinte anos antes da Disney comprar a editora e também a Lucasfilms.
Sim, o Cavaleiro Negro utilizou um sabre-de-luz.
E a saga de Proctor, um misterioso homem de outra dimensão que vem à nossa para cortejar a eterna, Sersi, naquela ocasião, membro dos Vingadores.
Com o passar do tempo, descobrimos que Sersi fora acometida por uma espécie de doença neurodegenerativa, que vai destruindo gradativamente seus neurônios.
Ou não--- talvez seja o que Proctor quer que pensemos.
De qualquer maneira, os Vingadores topam enfrentar todas essas paradas, inclusive com o Cavaleiro Negro se tornando uma espécie de tutor telepático de Sersi, o que o deixa bastante irritado.
Porque ele está apaixonado por Cristalys, então ex-esposa do mutante, Mercúrio, mas ainda ligada a ele.
Cristalys corresponde essa paixão, assim como Sersi está realmente interessada em Cavaleiro Negro.
Está formado um triângulo amoroso.
Outro fato curioso é que a Viúva Negra é quem lidera essa formação e, num passado distante, formou outra equipe com Hércules, os Campeões. E nessa época, eles tiveram um caso. Uma pena que Harras não tenha usado esse passado entre eles para, de repente, uma recaída.
Harras aproxima Viúva do Capitão América, mas esse interesse não chega a lugar algum.

Ao final da saga de Proctor, descobrimos que ele é um Dane Whitman - identidade secreta do Cavaleiro Negro - de outro universo, que perdeu o amor de sua vida, uma Sersi para essa mesma doença neurológica e vem, de universo em universo, tentando encontrar uma contraparte saudável de sua esposa.
Essa saga tem potencial para se tornar um filme? Até tem, mas há sagas maiores que virão muito em breve, como Guerras Secretas e a batalha contra Kang.
Entretanto, seria muito interessante ver uma formação diferente de Vingadores. E, com exceção da Viúva Negra e Capitão América, todos os outros já deram as caras em live actions e continuam firmes e fortes aguardando por uma nova oportunidade:

- Cavaleiro Negro fez sua estreia no MCU ao lado de Sersi, o que já é curioso, uma vez que esse relacionamento entre ambos começou justamente nessa saga do Proctor. Historicamente, era ninguém menos que Capitão América o grande alvo amoroso de Sersi.
- Sersi foi basicamente a estrela dos Eternos e pode vir a se juntar aos Vingadores, uma vez que Kevin Feige gosta bastante - talvez seja o único - da atriz, Gemma Chan.
- Visão está desaparecido, mas vivo em sua forma branca. É inclusive Harras quem resgata o sintozoide às suas cores originais nessa saga, numa troca de corpos com uma contraparte d'outro universo.
- Viúva Negra está "morta". Principalmente após o processo de Scarlett Johansson contra a Disney. Mas, temos Florence Pugh, que além roubar o filme da Viúva para si, já pagou todos os pecados na série do Gavião Arqueiro. Ela lideraria essa versão dos Vingadores com muito estilo.

- Cristalys é uma inumana e surgiu na malfadada série, Inumanos, interpretada por Isabelle Cornich. Então, basta um convite e a moça volta para o MCU. Afinal, se Anson Mount voltou como Raio Negro, em Dr. Estranho 2, por que Isabelle não pode?
- Capitão América fez parte dessa formação e sabemos que o Falcão assumiu a identidade do heroi atualmente no MCU. Não teria o menor problema essa atualização e, inclusive, daria uma pitada de diversidade ao grupo.
- Hércules acabou de aparecer na pele de Brett Goldstein e, embora estará ocupado caçando um certo deus do trovão, em algum momento ele poderia se juntar ao grupo e mostrar sua força. Quem sabe não surja um romance entre ele e a Viúva?
Bem, as peças estão postas. Basta Kevin Feige convidar Damon Lindelof - que não é lá essas coisas - para escrever e Zack Snyder, com todo o seu poderio tosco dos anos 90 e, voilá, temos uma pequena pérola!
Comments